AM48 apresenta, em Aveiro, empreendimento Foz de Prata

Com vista para a Ria e para as salinas, a AM48 deu a conhecer o empreendimento Foz de Prata, um projeto que volta a dar vida ao lado norte da cidade de Aveiro.
No total são cerca de 80.000m2 de área de construção, onde vão nascer 9 novos edifícios com tipologias que vão de T1 ao T5. A estes juntam-se outros 2 já existentes, que serão reabilitados.
Do edificado fazem ainda parte uma superfície comercial e um hotel, uma aposta na “hotelaria de primeira linha” com 310 camas, divididas entre apartamentos turísticos e quartos, e diversas comodidades como piscina, ginásio e SPA.
Além das habitações, a AM48, juntamente com a Câmara Municipal de Aveiro, abrem o espaço do novo empreendimento a toda a cidade. Assim, os aveirenses e visitantes podem contar com novos parques, jardins, praças, comércio e restauração.
No evento de lançamento do empreendimento Foz de Prata foram várias as personalidades presentes e que se quiserem aliar ao maior empreendimento imobiliário dos últimos anos em Aveiro. O presidente e parte do executivo, bem como representantes de várias entidades da cidade e da região. Também as altas figuras da indústria e do setor imobiliário locais e nacionais marcaram presença.

Sustentabilidade
Uma das apostas mais marcantes do Foz de Prata é a sustentabilidade. Este é o elemento que une todo o empreendimento, um dos primeiros do país com certificação LEED-ND (LEED for Neighborhood Development), a mais prestigiada do mundo nesse âmbito.
Para responder a um futuro mais sustentável e descarbonizado, todo o Foz de Prata conta comaproveitamento de águas pluviais para rega, o uso de materiais de construção sustentáveis, o recurso a painéis solares, fotovoltaicos e guarda-sóis solares, espaços verdes com baixa necessidade hídrica e zonas pedonais e cicláveis. Os carros apenas circulam na periferia do empreendimento e no subterrâneo.
Este conceito foi levado também para o lançamento. Além da várias plantas presentes no local do evento houve ainda espaço para esculturas em madeiras e entregas de brochuras feitas em papel reciclado certificado FSC e capas de transporte das mesmas também em cartão reciclado.

O Foz de Prata na cidade

Por tudo isto, para o presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, o Foz de Prata surge para renovar uma “horrível paisagem urbana”. O empreendimento surge agora para criar “uma cidade nova, com qualidade que dá vida e personalidade distintiva ao território, que é obviamente o Canal de São Roque”.
O edil acrescenta ainda este é mais um momento de crescimento onde se está “a gerar riqueza, a gerar emprego e a gerar a capacidade de disponibilizar a muito mais gente a possibilidade de viver por um bocadinho de tempo da sua vida ou por todo o tempo da sua vida a mais fantástica cidade portuguesa, que é Aveiro.” No fim deixou uma promessa. “Contem, com a nossa presença na Foz, na Prata, mas seja onde for, naquilo que seja útil para nós em cada um dos momentos conseguimos concretizar cada uma das componentes deste fantástico empreendimento, que a nossa cidade tem também o privilégio de receber.”
Com uma nova vida, os moradores e frequentadores do Foz de Prata têm a Ria no horizonte e a natureza como inspiração. É por isso que para a AM48 este novo empreendimento e respetivas valências criam o “estabelecimento de novas relações aproximando a cidade do canal”.
Com um investimento de cerca de 150 milhões de euros, até ao fim de 2024 deverão ficar concluídas as infraestruturas bem como o prolongamento do Canal de São Roque, a construção de uma ponte que vai ligar o Foz de Prata ao outro lado do canal, vários cais de embarque e o alargamento da Rua Carlos Candal. 2030 marca o fim das obras do empreendimento, com a conclusão de todos os trabalhos e edifícios do Foz de Prata.